"O que pouca gente sabe."

    No ano de 1952 , quando o governador do estado era o Prof. Jânio da Silveira Quadros , o prefeito de Taiúva era o Sr. Sérgio Lançoni , do partido do Sr. Ademar de Barros ( adversários ). Sérgio Lançoni tinha um sonho: instalar nesta cidade um Ginásio Estadual , o que só havia nas cidades de Bebedouro e Jaboticabal , e logicamente somente alunos de pais agraciados pela sorte podiam ter acesso aos estudos."Lembro-me que terminei o grupo escolar com 10 anos e só voltei a estudar com 18 anos , por fazer parte deste grupo , que acabando o 4º ano , partiam para o trabalho, em virtude da falta do tão sonhado Ginásio. Depois de muitas idas e voltas à capital , feitas pelo referido prefeito ao Palácio do Governador , finalmente foi autorizado o funcionamento do Ginásio Estadual de Taiúva , em 28 de setembro de 1952 , instalado provisoriamente no prédio da atual prefeitura municipal , sendo que a mesma passou a funcionar também provisoriamente no salão do Sr: Brasiliano Zeferino Gonçalves , cedido gentilmente e gratuitamente. "Pouca gente também sabe que o Sr: Brasiliano Zeferino Gonçalves foi prefeito de Taiúva por um período de 3 anos ( 1949 - 1952 )". A historia da atual Escola "Cel Benedito Ortiz" , não era para existir se não fosse a inteligência do Prefeito Sergio Lançoni , pois o mesmo rasurou uma planta destinada a cidade de Pinhal e colocou com sua letra o nome de Taiúva. O sonho estava em mãos , porem as dificuldades eram muitas , pois faltava o terreno adequado para a construção. E neste momento que aparece a alma do Sr: José Jacon doando a área para que fosse possível começar a construí-lo , dizendo essas palavras..."Senhor Sérgio , pode começar a construção da escola amanha mesmo !". E começou-se a construção do prédio , porem os obstáculos se intensificavam-se: além da falta de dinheiro , visitas noturnas carregavam os materiais de construção. Sérgio sabendo do que estava acontecendo , passou a dormir no local , para que ninguém cometesse tais ousadias. Apos muitas lutas e sacrifícios o Ginásio estava pronto , mas era preciso armários , mesas , carteiras , maquinas para escrever e somar , etc... Lançoni é batalhador , e com seu motorista  mais uma vez vai à São Paulo de caminhão , para trazer os preciosos materiais , os quais eram entregues pelo antigo  FECE  ( Fundação Educacional da Construção Escolar ) , e usando novamente a sua coragem , arranca quase que na marra todos os materiais tão importantes para a instalação do Ginásio Estadual de Taiúva, hoje a Escola Estadual Cel. Benedito Ortiz.

"Prefeito Sérgio Lançoni , muito obrigado pelo que o Sr: fez por mim , e por todos , por que esta escola passaram e continuam passando. Esta foi a maior obra que Taiúva recebeu. Parabéns senhor Sérgio , sua passagem pela terra não foi em vão ".         ( Ex aluno anônimo - Taiúva / SP  13/06/2002 ).


                                 

   Foto histórica do dia da inauguração da Escola " Cel. Benedito Ortiz  " - Ao centro e ao lado  do Bispo de Jaboticabal o  , prefeito municipal  Sr. Sérgio Lançoni.  Junto com eles alguns vereadores , amigos , funcionários e alunos da escola.


Voltar