Curiosidades sobre a cidade de Taiúva.

    Logo no inicio do século , por volta do ano de 1909 , já funcionava em Taiúva um cinematógrafo ambulante de propriedade do Sr. José João Martineli.    Mais tarde em 05 de fevereiro de 1911 surgiu o  " Petit Cinema " de propriedade do Sr. Gervasio Antonio Dourado que funcionava regularmente em um barracão de madeira , frente a praça da matriz , onde existia uma beneficiadora de café.  O " Petit Cinema " funcionou durante vários anos sendo arrendado mais tarde pelo Sr. Décio Carvalho Figueiredo. Até que em novembro de 1916 , começou a ser construído por capitalistas locais um elegante cinema , no mesmo lugar onde existia o "Petit Cinema", e que foi concluído e inaugurado em 25 de Janeiro de 1917 , sendo batizado com o nome de " Cine Teatro Carlos Gomes ".    ( 1º foto )   O primeiro filme foi " Vida Paixão e morte de Nosso Senhor Jesus Cristo ".

                                          

                           FOTO DO ANTIGO  CINE TEATRO CARLOS GOMES , 1941  E  FOTO DO SEU INTERIOR , 1956

    Primeira foto: Fachada do Cine Teatro Carlos Gomes , 1941.  Segunda foto: Geraldo Furio e Tai do Chimbinha se apresentando em um show beneficente realizado no palco do Cine Teatro Carlos Gomes , 1956. 


      Pesquisando sobre o transporte em Taiúva descobri que os primeiros transportes de passageiros que se tem noticia alem do Trem da Companhia Paulista , eram os Táxis , Fórdinhos que atendiam a população no ponto da praça 9 de julho , frente ao obelisco e a Jardineira de propriedade dos Srs. "Fernandes & Botino " , nos anos de 1920 , fazendo a linha Yrupi , Pirangi , Taiaçu , Taiúva e Jaboticabal. Sendo adquirida alguns anos depois pelo Sr. Savério Marasco , fazendo o trajeto Taiaçu , Taiúva e Jaboticabal , até o ano de 1932 , quando foi adquirida pelo Sr.   " Vinim " , que fazia o trajeto Taiuva , Taiaçu , Jaboticabal , Monte Alto e Ibitirama. A jardineira do Sr. Vinim foi conduzida por vários motoristas , ( Ver fotos ) um deles foi o Sr. Kenso Okumura ,  que conduziu o veiculo de 1935 a 1958. Mais tarde por volta dos anos de 1960 , se estabeleceu em Taiúva o Sr. Geraldo Verzolla , com a empresa " Auto Ônibus Verzolla " , prestando relevantes serviços ao município e em plena atividade até os dias de hoje.

                                       

                                         FOTOS DA JARDINEIRA DO "VINIM"  ,  TAIÚVA  - JABOTICABAL  , 1932.

                                       

                        FOTO DA JARDINEIRA EM TAIÚVA , 1933                                                 EMPRESA VERZOLLA.

                    Primeira foto: Passageiros no ponto da Praça 9 de Julho.                                     Segunda foto: Verzolla Turismo.


                               

                         PASSEIO CICLÍSTICO EM TAIÚVA , 1952.                                                      BICICLETARIA DO FURIO.

   Primeira foto: Passeio ciclístico realizado em Taiúva no ano de 1952 , em comemoração ao cinqüentenário do município , o evento foi idealizado pelo Sr Moacir Furio que consertava e alugava bicicletas. Segunda foto: Bicicletaria do Furio , Sr Moacir Furio e seu filho Nino , 1970.


                                    

                                     FOTOS DA FABRICA DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS , "IRMÃOS OKUMURA" , 1966.

    Fotos da fabrica de implementos "Irmãos Okumura" que mais tarde se chamaria "KO. Maquinas Agrícolas" , tendo seu inicio na cidade de Taiúva e mais tarde sendo transferida para Jaboticabal onde esta em funcionamento até os dias de hoje.     Seu fundador foi o Sr. Kenso Okumura que desenvolveu vários  implementos agrícolas , Ver fotos abaixo:

                                    

                                                 FOTOS DOS FUNCIONÁRIOS TESTANDO OS IMPLEMENTOS , 1966.

                                    

                                IMPLEMENTOS SENDO TESTADOS FRENTE A FABRICA , RUA: ANTÔNIO SIMÕES , 1966.

                                  

                                MANÉCO SERRANO                            KENSO OKUMURA                  MÁRIO FRASNELLI & ZEQUETO.


Próxima       Anterior